blog

Pequena agência é excelente parceira em grandes projetos de comunicação

11/01/2019



Talvez a principal diferença entre as pequenas e grandes #agências de #comunicação esteja exatamente na forma como elas tratam os projetos de seus clientes. Não por menosprezo, mas por necessidade de priorizar os trabalhos, quando uma agência grande pega um trabalho com orçamento reduzido, naturalmente ela o entrega a uma equipe de profissionais que também lhe custe menos.

Já quando se fala de uma agência pequena, normalmente composta por poucos profissionais, bastante especializados, você tem a certeza de que serão eles os responsáveis por conduzir o projeto, seja ele do tamanho que for. Na pequena agência não existe um "time B".

Como sócia da #F2Conteúdo, eu poderia fazer essa afirmação por experiência própria. No entanto, há outros especialistas dizendo isso. Esta foi uma das constatações reveladas por gerentes e diretores de comunicação de empresas norte-americanas – pequenas agências e clientes –, durante o Small Agency Award 2018, premiação realizada anualmente pela AdAge para reconhecer as melhores pequenas agências de marketing e comunicação dos EUA.

"Uma vantagem das pequenas agências é que, quando têm potencial, elas realmente trabalham no limite desse potencial", disse Jeremiah Smith, gerente sênior de marcas associadas do Walmart, durante a última edição do evento.

Outra questão interessante indicada pelos especialistas presentes ao evento é que, independente do porte e do orçamento que sua empresa destina a uma agência, ela nunca contará com a dedicação dos inúmeros profissionais daquela agência. Ao invés disso, ela terá os serviços entregues por dois, três ou, digamos, cinco pessoas dedicadas à conta. "Em uma agência menor, muito provavelmente os sócios e especialistas trabalharão para você", analisa Eric Kalmman, cofundador e diretor criativo da Erich & Kallman, umas das agências premiadas pela AdAge em 2018.

Algumas vezes, na hora de contratar, o cliente fica preocupado com a eventual ausência de um ou outro profissional da pequena agência. “E se você não puder atender, como fazemos? Existe a garantia de entrega do serviço?”. A preocupação é natural: na grande agência, se o especialista decide, por exemplo, mudar de emprego, ela consegue rapidamente realocar outra pessoa para a função. É verdade. Mas se pararmos para refletir, na pequena agência, normalmente o sócio é quem está envolvido. E a probabilidade de ele deixar a empresa é bastante menor do que do estagiário ou jovem empregado da grande agência.

Velocidade da entrega
Quanto menos camadas de gerência, menos aprovações e processos são necessários e mais rápido um trabalho pode ser entregue. E a qualidade não fica comprometida porque os textos são produzidos por profissionais capacitados e experientes. A agilidade de uma pequena agência é um dos maiores diferenciais competitivos, especialmente para as grandes empresas, que por si só já possuem inúmeros processes burocráticos.

"Grandes empresas, com grandes metas procuram empresas capazes de se alinhar às suas perspectivas, e não ao seu tamanho", resume Ruth Bernstein, cofundadora da Yard, outra das agências premiadas.

Os clientes precisam de uma agência que entregue os projetos rapidamente – e que façam eventuais ajustes também com muita agilidade. De fato, e aqui eu atesto, a agilidade com que se entrega serviços de altíssima qualidade é um dos maiores motivos de elogios e agradecimentos dos clientes – dos grandes e também dos pequenos.

As grandes agências têm seu valor, evidentemente. Elas não chegaram ao porte que têm por acaso. E arrisco dizer que o mercado não sobrevive sem elas, até porque muitas vezes as alianças que formam com pequenas agências são responsáveis por excelentes resultados. Mas as pequenas agências, por tudo o que descrevemos aqui, surge como excelente alternativa – e grande competidora – no mercado de comunicação. Apesar do seu tamanho, o compromisso com os clientes e com a qualidade do trabalho são imensos.

Vale considerar tudo isso quando abrir a concorrência para o próximo grande projeto da sua empresa. 

Ultimas Notícias

- Comunicação interna impacta diretamente a produtividade da sua empresa
- 2020: comunicação interna é prioridade para empresas, segundo o Gartner
- Renovação de contratos: dá pra ser menos desgastante
- Home office, pero no mucho
- E-mail ainda é excelente ferramenta de comunicação
- 51% das empresas apostam em comunicação interna para evitar fake news corporativa


Arquivo Blog


Copyright © F2 Conteúdo - Desevolvido por MPSoft Política de Privacidade e Termos de Uso