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Entenda por que marketing e vendas devem trabalhar juntos

07/06/2018



Conteúdo é um bem de altíssimo valor para uma empresa, ainda que intangível na maioria das vezes. E disso (quase) ninguém mais duvida. É ele quem faz a ligação entre a companhia e potenciais clientes, o mercado, os parceiros. Até aqui, nenhuma novidade.

A questão agora é: será que algo tão valioso deveria ficar restrito à área de comunicação e marketing de uma companhia? Será que ele não deveria ser aproveitado e otimizado por toda a organização, inclusive – e principalmente – pelos times de vendas?

Já há algum tempo a F2 Conteúdo bate na tecla de que conteúdo pode ser uma excelente ferramenta de vendas. Talvez a mais eficiente delas. Para isso, porém, ele precisa ser bem desenvolvido. E isso passa por contar com a informação certa, embalada da melhor maneira possível. Alinhar as equipes de marketing e vendas na hora de criar conteúdo pode ser o pulo do gato.

Se o conteúdo será gerado para trabalhar como um facilitador de vendas, nada mais válido do que entender as necessidades do potencial cliente. E se os vendedores estão no mercado, dentro de clientes e prospects, em todos os estágios do relacionamento, quem melhor do que eles para explicar essas demandas aos profissionais de comunicação?

Um conteúdo gerado especificamente para atender às necessidades de vendas pode ser utilizado tanto proativa quanto reativamente. Pode ser utilizado para atender necessidades existentes, esclarecer pontos específicos aos prospects, bem como para atrair novos clientes.

Ao aproveitar as valiosas informações que só o time de vendas possui, os desenvolvedores de conteúdo conseguem criar materiais verdadeiramente úteis para uma empresa. Se esse conteúdo for embalado de maneira eficiente e compartilhado nos locais certos - seja em redes sociais, seja no site da empresa, em um veículo corporativo ou mesmo em campanhas de e-mail marketing, pra ficar só com os exemplos básicos -, então ele se transforma em uma excelente ferramenta para o time de vendas.

E assim forma-se um ciclo perfeito, que pode ser utilizado como ponto de partida para estratégias eficientes de comunicação.

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