blog

2020: comunicação interna é prioridade para empresas, segundo o Gartner

15/01/2020



Há muito tempo se fala sobre a necessidade de adaptar-se às rápidas e constantes mudanças do mercado. De fato, isso continua sendo crucial, inclusive para os responsáveis pela comunicação interna nas empresas. O que mudou é que essa adaptação deixou de ser opção. As empresas precisam repensar suas estratégias de comunicação com colaboradores e aderir a tecnologias digitais para sair na frente dos concorrentes.

Basicamente, os empregados de uma companhia precisam entender com clareza os objetivos de negócio do empregador, ficar por dentro das tendências da indústria em que estão inseridos e contribuir com a estratégia que levará a empresa adiante.

Ainda que compreendam essa demanda de comunicação, muitas empresas pecam no relacionamento com seus colaboradores. Para dar uma ideia, um recente estudo da Arthur J. Gallagher & Co. indica que 60% das empresas não possuem uma estratégia de longo prazo para suas comunicações internas. Como resultado, um outro levantamento, este da Prescident Digital Media, revela que 13% dos empregados revelam que não acessam a intranet de suas empresas diariamente, e 31% admitem nunca tê-la utilizado.

A boa notícia é que as empresas parecem ter identificado a necessidade de uma boa estratégia de comunicação interna e vêm colocando a questão como prioridade de negócios para 2020. Segundo o Gartner, este ano, os líderes em comunicação planejam:

Adotar meios de medir a eficácia da comunicação interna (CI) – basicamente, é difícil mudar ou aprimorar sua CI sem medir a satisfação ou coletar feedbacks dos empregados.

Gerenciar sua estratégia de conteúdo – A mensagem passada aos colaboradores é a mensagem certa? Ela está chegando até eles da maneira correta?

Aumentar o engajamento dos colaboradores – se você quer construir um negócio de sucesso, é preciso ter certeza que todos estão caminhando juntos e, tão importante quanto, que todos tenham claros quais são a visão, os planos e os objetivos da empresa.

Muitas vezes, esses desafios de comunicação podem ser vencidos com ferramentas e processos relativamente simples e baratos. Vale a pena consultar uma agência especializada em comunicação, como a F2 Conteúdo, para entender as alternativas disponíveis.

Ultimas Notícias

- Comunicação interna impacta diretamente a produtividade da sua empresa
- 2020: comunicação interna é prioridade para empresas, segundo o Gartner
- Renovação de contratos: dá pra ser menos desgastante
- Home office, pero no mucho
- E-mail ainda é excelente ferramenta de comunicação
- 51% das empresas apostam em comunicação interna para evitar fake news corporativa


Arquivo Blog


Copyright © F2 Conteúdo - Desevolvido por MPSoft Política de Privacidade e Termos de Uso