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Casos de sucesso: 90% dos decisores buscam boas declarações, números e linguagem clara

14/03/2019



Quer sua empresa busque elevar vendas, aumentar a taxa de retenção de clientes ou simplesmente criar o famoso "brand awareness", contar com o endosso de quem a conhece pode ser valioso.

Justamente para descobrir o que torna uma história de sucesso atraente aos olhos do mercado, a Inkpod, empresa britânica especializada na produção de casos de sucesso – e parceira da F2 Conteúdo –  conversou com tomadores de decisões de B2B.

Aqui na F2 Conteúdo, a gente sempre reforça para os clientes a importância de ter números e indicadores de peso para dar sustentação às histórias. De fato, 90% dos entrevistados pela Inkpod citaram métricas quantitativas, incluindo um ROI (Retorno sobre Investimentos) objetivo, como algo que lhes salta aos olhos.

Acontece que muitas vezes, até mesmo por questão estratégica, a empresa que está contando a história prefere não abrir números. E aí, como fazer quando não se tem esses dados? Nesse caso, diz o levantamento, boas declarações são fundamentais e funcionam bem.

E os entrevistados dizem mais: aspas não precisam ser bajuladoras ou cheias de adjetivos. Aliás, nem mesmo precisam citar o produto ou o fornecedor. Basta que tragam, de forma positiva e real, os resultados do projeto, demonstrando o sucesso da solução/produto para os negócios da empresa.

Além disso, é interessante que as declarações funcionem isoladamente do restante do texto (do caso de sucesso). Assim elas poderão ser exploradas em outros materiais, como posts em redes sociais ou newsletters, por exemplo.

A pesquisa da Inkpod ainda revelou que um caso de sucesso não precisa necessariamente trazer a história de uma marca renomada ou de uma grande empresa, nem tampouco gráficos extraordinários ou imagens elaboradas (embora digam que não atrapalhariam). Ao invés disso, destacam os entrevistados, é fundamental que utilize linguagem clara e agradável. 

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