blog

Produtividade a qualquer custo?

15/02/2016



Depois de uns dias de descanso, na volta do Carnaval, me deparei com este texto interessantíssimo do redator publicitário Ícaro de Carvalho, em que fala do desequilíbrio entre remuneração, produtividade, vida pessoal, e sobre os exageros nas exigências dos clientes e empregadores. Detalhe: eu topei com o artigo exatamente enquanto checava e-mails de clientes, às 21h, de um sábado. E o havia feito também durante a semana que tirei de "férias".

Muito embora a F2 Conteúdo, nem de longe, tenha essa característica de acionar colaboradores fora do expediente aceitável (horário comercial, de segunda a sexta), o texto me fez refletir se eu própria não estaria exagerando a dose de imediatismo na resposta aos clientes, alimentando esse círculo pouco saudável transvestido de produtivo.

O autor questiona o que diabos aconteceu com a Geração Y. E eu, integrante de uma geração anterior à Y, me atrevo a ampliar o questionamento: o que está acontecendo com todos nós, que precisamos - e muito - do trabalho que temos? Será que vale a pena sacrificar o tempo que deveria ser dedicado à família, aos amigos, a nós próprios em nome da produtividade e da satisfação do cliente?

Convido a cada um de vocês - empresários, empreendedores, clientes corporativos e todos que de uma forma ou outra lidam com fornecedores - a lerem o texto do Ícaro. A leitura também vale praqueles que se deixaram seduzir - ou simplesmente mergulharam sem querer - na realidade que ele descreve em seu artigo.

Sejamos produtivos, competentes, comprometidos. Mas não deixemos de lado a exigência por recompensas à altura do nosso trabalho, nem muito menos o tempo que temos - ou deveríamos ter - pra gente mesmo, nossas famílias, nossos amigos ou pra simplesmente curtir o ócio.

- Fernanda Ângelo

Ultimas Notícias

- Comunicação interna impacta diretamente a produtividade da sua empresa
- 2020: comunicação interna é prioridade para empresas, segundo o Gartner
- Renovação de contratos: dá pra ser menos desgastante
- Home office, pero no mucho
- E-mail ainda é excelente ferramenta de comunicação
- 51% das empresas apostam em comunicação interna para evitar fake news corporativa


Arquivo Blog


Copyright © F2 Conteúdo - Desevolvido por MPSoft Política de Privacidade e Termos de Uso