20/03/2019
Em nosso dia-a-dia, nos deparamos com gente muito, mas muito inteligente e atualizada dentro dos clientes. Daqueles profissionais capazes de nos explicar uma tendência, uma nova tecnologia ou o desfecho de um acontecimento sem nos deixar piscar. Porta-vozes que fazem um assunto complexo por vezes soar tão óbvio.
A questão, porém, é que muitas vezes o simples fato de saber que concederão uma entrevista – ou que falarão à imprensa – lhes causa pânico. Em muitos casos, a desenvoltura comum no cotidiano desaparece quando é preciso explicar algo a um desconhecido. Pior ainda se houver um microfone ou uma câmera apontados em sua direção.
De outro lado, há nas empresas profissionais muito competentes, mas que simplesmente não querem, não gostam ou não possuem articulação para falar com a mídia.
Aos responsáveis pela comunicação cabe identificar quem são os potenciais porta-vozes e prepará-los para conversar com a imprensa. Para isso existe o media training, um serviço oferecido pelas agências de comunicação, voltado especificamente para mostrar aos porta-vozes como funciona a mídia e como o porta-voz deve agir para garantir que a mensagem certa seja passada ao jornalista da melhor maneira possível.
Resumidamente, um media training consiste em uma apresentação dos perfis dos profissionais de imprensa que atuam nos principais veículos-alvo do cliente, dicas e regras de comportamento no relacionamento com jornalistas e simulações de entrevistas seguidas de uma breve avaliação dos acertos e pontos que podem ser melhorados.
1. Nunca converse "em off" com o jornalista. Se é algo que não pode ser publicado, o melhor mesmo é não passar a informação.
2. Prepare-se para a entrevista. Leia sobre o assunto, aprofunde-se sobre uma determinada pesquisa (quando esse for o caso).
3. Evite entrar em polêmicas. Muitos repórteres tentam trazer à tona assuntos delicados para que, sob pressão, o porta-voz fale aquilo que não deve. Mantenha sempre a tranquilidade.
4. Saiba que não há problema em dizer ao jornalista que não pode tratar determinado assunto.
5. Quando o assunto for complexo (comum em temas como economia ou tecnologia, por exemplo), explique em detalhes para garantir que ele entendeu o seu posicionamento.
6. Evite piadas. Nem todos entendem ironias e podem levar alguma declaração ao pé da letra.
7. Se você está falando em nome da empresa, evite posicionamentos pessoais.
Ter essas dicas sempre em mente é importante para garantir que as oportunidades de aparecer na mídia sejam aproveitadas das melhor maneira possível, que a mensagem correta seja transmitida e que o jornalista crie a imagem que desejamos que ele tenha da sua empresa.
Copyright © F2 Conteúdo - Desevolvido por MPSoft Política de Privacidade e Termos de Uso