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Acelere o ROI em marketing com o conteúdo certo, no lugar certo

17/04/2018



Você já experimentou fazer buscas no Google por palavras como "digital", "marketing" ou "marca"? Eu te conto que elas retornam mais de 3 bilhões, 1,7 bilhão e 1,1 bilhão de resultados cada, respectivamente. E mais: muitos desses resultados têm pouco – ou nada – a ver com o que as palavras realmente significam.

O motivo? São termos da moda, nos quais muitos apostam quase todas as fichas de suas estratégias de marketing. O SEO (Search Engine Optimization), estratégia que ajuda a posicionar páginas e marcas em ferramentas de busca online, recebe boa parte desses orçamentos de marketing digital. De fato, é uma excelente ferramenta de marketing. Mas acredite: os melhores retornos não vêm necessariamente das ações de SEO.

Você pode maximizar e acelerar o retorno sobre investimentos (ROI) em marketing através de conteúdo de qualidade. E isso significa investir em ações variadas, como:

- Storytelling
Comece do início. Comece pela sua marca. Ela seguramente tem uma história por trás, certo? Você precisa contá-la – bem contada – ao seu público: por que ela surgiu? Qual a sua proposta? Qual a sua missão? Qual a relação dela com o mundo que a cerca? E com os seus clientes e parceiros? Defina essa história e conte-a ao mercado.

- Blog
Muitas empresas criam um blog simplesmente porque acreditam que devem manter aquele espaço. É preciso desenvolver conteúdo relevante, que não apenas informe os leitores, mas que leve sua empresa a resultados. Ainda que este resultado seja formar opiniões ou posicionar sua empresa ou algum de seus sócios como referência do segmento em que está inserido. Tenha em mente que o seu blog é tão útil quanto o conteúdo que ele trabalha.

- Thought Leadership
E por falar em posicionar executivos como referência de mercado, aqui vai outra ferramenta interessante para este fim. Se trabalhada junto à audiência certa, com conteúdos e contribuições de qualidade, ela pode trazer excelentes resultados. Trata-se basicamente de posicionar a sua visão e opinião sobre um determinado tema. Experiência e conhecimento sobre o assunto são essenciais, mas saber como colocar o seu ponto de vista também é fundamental.

- E-mail marketing
Quando bem pensada, esta ferramenta pode ser um dos melhores meios de levar conteúdo de qualidade aos seus públicos, além do que ela pode ter as suas métricas de sucesso facilmente acompanhadas.

- Revista corporativa
Falar exatamente aquilo que você acredita que deve ser dito, exatamente para o público que você gostaria de atingir. Uma publicação própria pode ser uma excelente maneira de entregar o recado. Neste post, eu explico um pouco melhor os por quês.

- Caso de sucesso
Esta é uma das ferramentas que têm recebido boas fatias de investimentos em marketing. Isso porque as companhias vêm entendendo o quanto um cliente satisfeito pode trazer novos negócios para uma empresa. Um cliente satisfeito, que tope contar como os serviços e/ou os produtos da sua empresa trouxeram benefícios ao seu negócio, é capaz de lhe trazer mais vendas do que qualquer outra ação comercial.

Um mar de opções
As iniciativas descritas aqui em cima são apenas algumas das incontáveis ferramentas que sua empresa pode adotar para reforçar a sua marca, o awareness em torno de seus produtos e serviços, e mesmo de estreitar relações com aqueles que já são seus clientes. Embora distintas, todas elas têm uma coisa em comum: elas só funcionam se contarem com conteúdo relevante e de alta qualidade.

Em tempo: o SEO também é uma excelente ferramenta, capaz de trazer ótimos retornos de marketing. A ideia aqui foi mostrar que há uma série de iniciativas que o complementam, e que trazem retornos tão ou mais positivos. À propósito, SEO também depende de conteúdo de qualidade, viu?!

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