blog

Quer bons motivos para sua empresa criar um blog interno?

15/08/2019



Quando falamos em blog, muitos clientes logo imaginam um espaço com textos sobre notícias de mercado, atualidades ou posts de comportamento. De fato, isso seria pouco para justificar investimentos em um novo canal de comunicação interna. Mas e se ele funcionasse como um repositório de conhecimento, um meio de compartilhar informações corporativas entre colaboradores e de estimular a colaboração?

Se você é líder de equipe ou trabalha com profissionais geograficamente dispersos, muito provavelmente já tenha se perguntado coisas do tipo "como poderia compartilhar informações com o time de maneira eficiente e simples?", "como incentivar o compartilhamento de conhecimento e a colaboração entre funcionários?" ou ainda "o que fazer para manter uma comunicação interna diária com/entre os colaboradores"? 

É isso mesmo. Aqui um blog interno funcionaria muito bem. Essa ferramenta de comunicação digital interna pode facilitar o diálogo entre departamentos, a troca de ideias e o envolvimento dos colaboradores com discussões de interesse da empresa. Tudo isso de forma organizada. Mais ainda: um blog interno pode funcionar como base de conhecimento, contribuindo inclusive para a longevidade de projetos e negócios.

Ainda não se convenceu? Então vão aqui 4 bons motivos para você começar a desenhar o blog para a sua empresa.

E-mail atrapalha a comunicação interna
O e-mail é uma ferramenta útil para comunicação externa ou para troca de mensagens com um ou dois destinatários. Mas, sejamos sinceros, quantas vezes você já ouviu amigos reclamando da superlotação da caixa de e-mails ou das 250 mensagens ainda não lidas? Mais ainda: quantas vezes você já precisou ligar ou ir até a mesa de alguém para avisar que enviou um e-mail e ajudá-lo a localizar a correspondência na caixa de entrada? Então, é difícil acreditar que esse seria um bom canal de comunicação interna, né? E a sua empresa precisa manter funcionários por dentro do que acontece internamente, desde decisões de RH até novidades relacionadas a projetos de clientes.

Base de conhecimento
Toda empresa precisa contar com um repositório estruturado de conhecimento, uma base que permita aos usuários fazerem buscas conforme suas necessidades, a qualquer momento, em qualquer lugar. Um blog corporativo interno pode ser a certeza de que a informação estará arquivada mesmo depois que um colaborador deixa a companhia. Além disso, pode funcionar como uma espécie de wikipedia própria, na qual um funcionário consegue facilmente buscar respostas para as suas dúvidas. Ou um canal para a troca de experiências entre profissionais. Quer melhor maneira para otimizar a comunicação interna e aumentar a produtividade?

Compartilhar é aprender
Falando ainda em produtividade, sua empresa pode ganhar ao estimular colaboradores a compartilhar informações, experiências e vivências. Ao dividir conteúdo, especialmente escrito, o profissional consegue organizar suas ideias e melhor compreender processos. Ou seja, a produtividade da sua empresa pode ser diretamente afetada ao passo que um blog interno dá a todos os colaboradores a possibilidade de ampliar conhecimentos, mais rapidamente. sabe a história do "juntos somos mais fortes"? Ela se aplica bem aqui.

Custa pouco
Colocar um blog no ar custa muito pouco. O ideal é que ele tenha acesso restrito aos funcionários da empresa, e isso o time de TI e/ou marketing consegue fazer com facilidade. Além disso, se for o caso, há na internet uma série de ferramentas gratuitas para a construção de blogs. Ficará basicamente o custo para produção de conteúdos específicos, já que a maior parte do material será produzida pelos próprios colaboradores.

E agora, faz mais sentido investir em um blog interno? Se precisar de ajuda, converse com a F2 Conteúdo. A gente pode ajudar!

Ultimas Notícias

- Comunicação interna impacta diretamente a produtividade da sua empresa
- 2020: comunicação interna é prioridade para empresas, segundo o Gartner
- Renovação de contratos: dá pra ser menos desgastante
- Home office, pero no mucho
- E-mail ainda é excelente ferramenta de comunicação
- 51% das empresas apostam em comunicação interna para evitar fake news corporativa


Arquivo Blog


Copyright © F2 Conteúdo - Desevolvido por MPSoft Política de Privacidade e Termos de Uso