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Sem tempo para cuidar da comunicação? Terceirize-a

04/09/2018



A comunicação corporativa, especialmente nas empresas menores, é muitas vezes deixada em segundo plano por falta de braços e tempo. Por uma questão de prioridades, o gestor da empresa dá foco maior ao atendimento a um potencial cliente ou até ao desenvolvimento de uma proposta. Isso é absolutamente compreensível.

O que poucos param para pensar, porém, é que a comunicação corporativa – interna, com a mídia, com parceiros e mesmo com os clientes – é tão importante quanto o relacionamento com prospects, por exemplo. Aliás, deve ser pensada como parte desse relacionamento, quer seu negócio esteja inserido no B2C, quer esteja no B2B.

Talvez você esteja pensando algo como: “Ah, é muito fácil dizer isso quando se lida com grandes empresas, que contam com times inteiros dedicados a fazer as ações de comunicação andarem”. É verdade. Mas apenas em parte.

As empresas menores podem deixar as atividades de comunicação a cargo de uma agência especializada. E isso custa menos do que você imagina – menos do que manter profissionais dentro de casa. Essas empresas conseguem diluir custos e dedicar a devida atenção aos seus processos de comunicação. Elas te ajudam a definir a estratégia e colocar o plano para andar.

Estruturar a comunicação corporativa, mesmo que fora de casa, significa transferir para um terceiro responsabilidades associadas a:

Comunicação interna/institucional
É importante que todos colaboradores e gestores estejam em linha e informados sobre aquilo que acontece dentro da sua empresa, dos seus resultados e planos.

Clientes referência
O uso que seus clientes fazem das soluções da sua empresa - e os benefícios que elas geram para o negócio deles - pode ajudar na concretização de novas vendas. E isso costuma ser feito através do uso de casos de sucesso como material de suporta a vendas.

Relacionamento com a mídia
Estabelecer uma comunicação eficiente com os veículos e meios de comunicação de interesse do seu público ajuda na construção da imagem do seu negócio e, mais do que isso, na divulgação daquilo que sua empresa faz.

Redes sociais
Seja para fortalecer a marca do seu negócio ou o nome dos gestores como referência em dado assunto, as redes sociais têm poder de levar a mensagem certa ao público correto.

Gerenciamento de crises
Há nas agências profissionais especializados e capacitados a antever potenciais problemas de relacionamento com parceiros e colaboradores, ajudando a evitá-los. Ou, em casos que o problema é inevitável, preparados para ajudar a minimizar seus impactos.

Colocar isso tudo – ou parte disso – nas mãos de quem tem a comunicação como especialidade custa menos que você imagina e pode trazer resultados além do esperado. Sua empresa, independentemente do tamanho, pode contar com processos eficientes de comunicação. Enquanto isso, você se dedica a novas vendas, desenvolvimento de produtos, relacionamento com clientes.

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