25/07/2019
A área de comunicação sempre teve dificuldades para medir resultados, principalmente porque, na maioria dos casos, estamos falando em benefícios intangíveis. No caso da assessoria de imprensa, por exemplo, a medição costuma acontecer por centimetragem, com base em custos de publicidade. Foi a forma razoável que as agências encontraram para comprovar sua eficiência, ainda que não seja cirurgicamente precisa.
Ainda assim, a maioria dos assessores de imprensa já ouviu um cliente dizer que "a assessoria não está lhe ajudando a vender". Porque mesmo que esse trabalho tenha por objetivo a propagação e fortalecimento da marca, é assim que se acostumou a medir resultados: diretamente relacionado ao faturamento. Na comunicação a coisa é diferente. E mesmo hoje, com a série de ferramentas criadas para balizar as ações de marketing digital, é impossível medir desempenho exclusivamente baseado em aumento de vendas.
De fato, quando se fala em sucesso do marketing digital para fortalecimento de marca, por exemplo, vendas e geração de leads automaticamente saltam à mente. Mas uma campanha bem-sucedida pode ser determinada por muito mais do que apenas esses dois quesitos.
Os gestores podem começar fazendo perguntas do tipo:
O primeiro passo para uma medição assertiva de resultados está justamente em estabelecer as metas corretas. Todos esses citados acima são objetivos válidos, e podem ser suportados por dados que uma agência consegue levantar ao longo de suas campanhas. E vale considerar que existe uma série de métricas que podem ser rastreadas para conduzir suas ações de marketing digital, tanto para fortalecimento de marca, quanto para conversão de vendas.
É importante conhecer essas métricas e utilizar os dados corretos para medir o sucesso das suas campanhas. Uma boa agência de comunicação pode ajudá-lo a não só estabelecer suas metas, mas a garantir, através de iniciativas certeiras e conteúdo bem desenvolvido, os bons resultados e o retorno sobre o investimento realizado em marketing digital.
Em resumo, quando for criar, executar e medir sua próxima campanha:
Essas métricas podem incluir tráfego do site, comparação entre novos visitantes e visitantes que retornam ao site, tempo na página, page views, páginas mais visitadas, taxas de conversão e alcance de posts em redes sociais, entre outras tantas disponíveis. Se quiser conversar mais sobre isso, estamos por aqui!
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