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Comunicação é muito mais do que um pacote promocional na Black Friday

27/11/2018



Pode parecer mentira, mas eu juro que recebi uma oferta de Black Friday em que uma empresa de comunicação e marketing oferecia um "Superkit com 12 peças, com um descontão de 50%" (sic). A promoção incluía artes para LinkedIn, Instagram, Twitter, Facebook... Também valia incluir textos para e-mails de Natal, comunicados corporativos ou cartões de aniversário. E tudo entregue em questão de dois dias. Assim, como quem vende pastel. Afinal, quem precisa de planejamento ou estratégia de comunicação, não é mesmo?

Mas, como tudo tem seu lado positivo, a mega promoção me inspirou a escrever este artigo. Em tempos de comércio online e concorrência em nível internacional, não basta simplesmente oferecer ao cliente o seu produto ou serviço. Mesmo porque ele vai encontrar algo parecido (pelo menos aparentemente semelhante) e até mais em conta na primeira esquina - ou no primeiro e-mail marketing de Black Friday.

Diante desse cenário, é preciso encontrar meios de ganhar competitividade. Manter um bom relacionamento e comunicar-se constantemente com o cliente pode ser uma excelente maneira de conquistar essa vantagem. Mas como manter um contato eficiente de fato?

  • Conheça seu cliente
    E aqui nem precisa de um sistema extraordinário de gestão de relacionamento com clientes (CRM). Se você é uma empresa menor, pode manter informações sobre data de aniversário, hobbies, interesses, filhos. Cada um desses dados pode dar origem a motivos para contatar o cliente e lembrá-lo da sua existência. Você pode, por exemplo, enviar para ele um e-mail de aniversário ou compartilhar com ele uma nova pesquisa sobre viagens de navio, supondo que esse seja um de seus interesses.
  • Ofereça conteúdo com valor adicionado
    Se você só entra em contato com o seu cliente para tentar vender um serviço ou apresentar um novo produto, as chances de ele querer manter o relacionamento com a sua empresa são bem menores. Concentre-se em levar conteúdo útil para o negócio dele. Por exemplo, se ele atua na área de e-commerce, uma pesquisa com detalhes sobre confiança do consumidor ou um e-book com dicas de segurança para ele compartilhar com seus consumidores podem ser valiosos.
  • Crie um calendário de comunicação
    Uma agenda anual de comunicação, que considere datas comemorativas, por exemplo, pode facilitar o processo de relacionamento. Além disso, ajuda a garantir um viés estratégico à sua comunicação. Ou seja, você não entrará em contato com o cliente simplesmente por entrar. Poderá fazer com que ele associe sua empresa a uma determinada característica.

Pense em oportunidades de transformar o relacionamento em uma parceria entre vocês. Busque ajuda para desenhar essa iniciativa, se for o caso. E lembre-se: uma boa estratégia de comunicação não se entrega de um dia para o outro, nem se compra em pacote, através de um folder promocional de Black Friday.

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